Reunião com Prefeita discute problemas do Campus de Porto Nacional

quarta-feira, março 31, 2010 Por Felipe Albuquerque


Uma audiência com a Prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, aconteceu hoje, 31 de março, para discutir questões relativas ao Campus da UFT de Porto Nacional. A reunião contou com a presença do Reitor da UFT Alan Barbiero, Diretor do Campus de Porto Nacional Marcio Galdino, Presidente do CA de História Daniel Freitas e o Presidente do Diretório Acadêmico Aloísio Lima.

Dentre os assuntos discutidos, estavam questões sobre o transporte, iluminação e limpeza de áreas próximas ao Campus.

UFT terá aula normalmente nesta quinta-feira

quarta-feira, março 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

Conforme declaração do Diretor do Campus de Palmas, prof. Dr. Aurélio Picanço no Twitter e ligações efetuadas pelo Blog no Gabinete do Reitor, não haverá expedição de Portaria concedendo Ponto Facultativo para esta quinta-feira, dia 01 de Abril, véspera do feriado da Paixão de Cristo.

Entretanto, cabe ressaltar que caso o Governo Federal divulgue alguma determinação nesse sentido, de última hora, a UFT poderá acatar e expedir portaria semelhante - decretando o Ponto Facultativo.

ÚLTIMO dia para Renovação/Criação do Cartão Estudante do SETURB e da Linha 9 UFT

quarta-feira, março 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

Espera extensa irrita usuários
Finaliza-se nesta quarta-feira, dia 31 de Março, os prazos para RENOVAÇÃO/CRIAÇÃO da Carteira do Estudante e do Cartão ESPECIAL para uso da Linha 9 UFT. O SETURB funciona das 10h às 16h.

A partir do dia 01 de Abril, para utilizar a referida linha gratuitamente, os estudantes deverão integrar utilizando o Cartão Especial, de cor laranja. Saiba onde fica o SETURB e maiores informações de como realizar seu Cartão de uso nas demais linhas clique AQUI. Para o Cartão Especial, clique AQUI.

Inscrições Abertas para o Curso de Formação em Mediadores de Leitura

terça-feira, março 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação em Mediadores de Leitura. O Curso acontecerá nos dias 07, 08, 09 e 10 de abril de 2010, sempre das 14h às 18h, no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 norte, Av. LO 16, conj 02, lts 21 a 26 seguindo na av. Theotonio Segurado, 2ª entrada à direita após o DETRAN).
O Curso tem como público alvo os estudantes universitários - preferencialmente dos cursos de Letras, Pedagogia, Artes -, professores do ensino infantil, fundamental e médio, e demais interessados em trabalhos de incentivo a leitura e a literatura. Os participantes receberão formação para desenvolver trabalhos de leitura em três grandes áreas literárias:

UFT disponibiliza acesso online a Acervos Bibliográficos

terça-feira, março 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

O estudante da UFT e também o visitante da página da Universidade Federal do Tocantins tem à disposição, desde hoje à tarde, um novo serviço. Trata-se da Biblioteca Digital.

O visitante terá acesso ao acervo bibliográfico de todas as bibliotecas da UFT, através do chamado Biblioteca WEB e também ao Portal Domínio Público (Governo Federal), ao acervo de Periódicos da Capes e o da SciELO.

Confira ao lado, na imagem, onde acessar a Biblioteca Digital.


Assembleia do Neab/UFT define ações para 2010

terça-feira, março 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

 
 
A construção de uma agenda de atividades para 2010 foi o foco de uma assembleia, no último sábado (27), de integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros dos campi de Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. A reunião foi na sala de reunião do Campus de Tocantinópolis.

 

SEJUVES prorroga inscrições do "Auxílio Transporte" - Valorizando o Estudante - Inscrições no DCE

segunda-feira, março 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

As inscrições para o programa ‘Cartão do Estudante’, da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes de Palmas – Sejuves que terminariam no último dia 25 de março foram prorrogadas até a próxima terça-feira, 06 de abril, para que um número ainda maior de estudantes do Ensino Superior possam realizar a sua inscrição. 

Para participar do programa o universitário deverá estar devidamente matriculado em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) contempladas; possuir renda de até 04 (quatro) salários mínimos; necessitar de transporte coletivo para se deslocar até a instituição e comprovar que reside em Palmas há no mínimo 06 (seis) meses, a partir da data de solicitação do benefício.

Blog é apresentado na Rádio Sentinela da UFT

segunda-feira, março 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

Ocorreu hoje pela manhã, a entrevista ao vivo na Rádio Sentinela da UFT com o tema: o Blog da Representação Discente no Conselho Universitário. Foi uma oportunidade proveitosa que tive para falar um pouco mais sobre o ideal dessa ferramenta de discussão, propagação de notícias e apoio acadêmico, sobre o Movimento Estudantil da universidade e o Conselho máximo da instituição: o CONSUNI.

Aproveitei para convidar mais alunos no intutito de fomentarem o crescimento da UFT através dessa ferramenta de transformação social, que é o Movimento Estudantil.

Alunos refundam Centro Acadêmico de Engenharia Civil da UFT

segunda-feira, março 29, 2010 Por Felipe Albuquerque


Reunidos em Assembleia Geral na tarde desta segunda-feira, em uma das salas do Bloco D, mais conhecido como Anfiteatro, os acadêmicos do curso de Engenharia Civil refundaram o Centro Acadêmico. O CA é a entidade representativa dos alunos de uma graduação, administrada por instâncias deliberativas como uma Diretoria, eleita regularmente pelos estudantes para cumprirem um mandato determinado.



Chuva forte danifica forro de sala do Anfiteatro do Campus de Palmas UFT

segunda-feira, março 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

Segundo relato de alunos, a chuva forte e repentina ocorrida na semana passada, danificou parte do forro de uma sala do Bloco D, conhecido como Anfiteatro, localizado no Campus de Palmas UFT. No momento, havia ministração de aula dos cursos de Artes e Filosofia - segundo período.

Já é tradição o fato de temporais e ventanias causarem transtornos em outras áreas do campus, como é o caso dos Blocos I, II e III, que por possuírem telhado arcaico, permite infiltrações. Já houve casos por exemplo, de livros encharcados na Biblioteca. Há ainda, danos na estrutura das passarelas do campus, que chegam a "dobrar" com o peso da água que acumula-se no material que reveste o teto.

Alguns cursos novos da UFT ainda não foram cadastrados no CIEE

segunda-feira, março 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

Através do contato de um aluno de Engenharia Elétrica da UFT,  que tentou cadastrar-se no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) descobriu-se que alguns dos cursos novos da UFT, advindos do programa do Governo Federal conhecido como REUNI, ainda não possuem cadastro nessa órgão.

Além dos estágios de caráter obrigatório na maioria dos cursos de graduação da UFT, o acadêmico pode optar pela realização da modalidade de estágio não curricular - e com isso, obter capacitação profissional e rendimentos financeiros. 

Participe do Fórum Urbanístico de Palmas + 20 Anos

domingo, março 28, 2010 Por Felipe Albuquerque

Após 20 anos da criação da cidade de Palmas, e por ocasião da realização da 2ª edição do Projeto Palmas Minha Cidade, no qual a sociedade e autoridades discutem as reais necessidades para o bem viver em comunidade. Diante das constatações do atual cenário do nosso município, refletiu-se: “Qual será o futuro da cidade de Palmas?”

Por se tratar de uma ponderação de planejamento a longo prazo, idealizou-se a proposta de criar um Fórum Técnico no qual a comunidade técnica sistematizaria a leitura comunitária feita pelo Palmas Minha Cidade resultando em recomendações de abordagem sustentável para o Desenvolvimento Urbanístico de Palmas para os próximos 20 anos, o Fórum Urbanístico Palmas +20.

PROEST e alunos discutem novo processo seletivo da Bolsa Permanência da UFT

sábado, março 27, 2010 Por Vinícius Albernaz




Nos dias 25 e 26 de Março foi realizado na sala 17 do Bloco III, uma reunião a convite da PROEST com o objetivo de debater e construir o novo processo seletivo da Bolsa Permanência da UFT, programa do Governo Federal que visa propiciar a complementação do ensino, por meio de atividades orientadas, buscando contribuir para a permanência e minimizar as dificuldades socioeconômicas do estudante. O novo edital está previsto a ser publicado no final de abril.




PROEST retira proposta de resolução do Auxílio Transporte da pauta do CONSUNI

sábado, março 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, prof. Valéria Gomes, solicitou a retirada de pauta da normativa dos Auxílios Transporte a alunos, para participação em congressos e eventos. A justificativa é de que a minuta de resolução será mais discutida e ainda não fora fechado uma proposta a ser apreciada pelo Conselho Universitário.

A PROEST e o DCE iniciaram um ciclo de discussões junto aos CA´s de cada campus, para comporem uma proposta mais condizente com a realidade dos estudantes. Acompanhe AQUI maiores informações.

Representantes Discentes são aprovados para Comissões Técnicas do CONSUNI

sábado, março 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os acadêmicos Felipe Albuquerque e Nataly Dias, os dois representantes estudantis no CONSUNI (a última, também presidente do DCE), foram aprovados na reunião desta sexta-feira, para comporem as Comissões Técnicas de Administração e Finanças e Assuntos Estudantis, respectivamente - gerenciadas pelos Pró-Reitores de cada pasta (PROAD e PROEST).

O fato de ter escolhido a Comissão de Administração e Finanças, é que considero importante para  articular a discussão de verbas para construções de demandas históricas dos estudantes, como Restaurante Universitário, Ginásio Poliesportivo, dentre outras. Aliando-se à participação da segunda representante, ocuparemos espaços importantes em prol da nossa categoria discente e na construção de uma UFT melhor.

Conheça o Programa DiverCidades da UFT e acesse o site!

sexta-feira, março 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Programa DiverCidades é um espaço de divulgação dos princípios do desenvolvimento sustentável e de acesso equitativo à cultura de acordo com a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, criada em Paris na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em outubro de 2005. Tais princípios nos orientam à compreensão da diversidade cultural tocantinense como riqueza pertencente às populações residentes no estado e suas gerações futuras, assim como a inter-relação com culturas globais e nacionais. Isto significa que a UFT se compromete com a valorização, proteção e manutenção da diversidade cultural do Tocantins, para o entendimento mútuo de uma convivência pacífica, no fomento de um ambiente democrático, tolerante e de justiça social.
 

Reuniões dos Conselhos Superiores da UFT serão transmitidas pela Web a partir desta sexta-feira

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

Alunos, técnicos e professores da UFT podem acompanhar os trabalhos do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consuni e Consepe) pela internet. Os encontros passam agora a ser transmitidos ao vivo pela rede, na Intranet e no Portal do Aluno. Nesta sexta-feira (26),  as transmissões começam às 9h e às 14 h. 

A iniciativa das transmissões das reuniões pelo Portal do Aluno, foram fruto de uma solicitação da Representação Discente, realizada no ano passado. Acompanhe-a aqui. O Consuni é o órgão deliberativo supremo da Universidade, destinado a formular a política universitária nos planos acadêmico, administrativo,disciplinar, financeiro e patrimonial. Já o Consepe tem como função deliberar sobre todas as questões relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão da Instituição.

Blog terá participação ao vivo na Rádio da UFT nesta próxima segunda-feira

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

A partir das 9h30min desta segunda-feira, dia 29, o Blog da Representação Discente no Conselho Universitário terá participação especial no programa semanal de Rádio da UFT - ao vivo. Gostaria de convidá-los a acompanharem o programa, que é transmitido nos Blocos I e II e no ponto de coletivo em frente à lanchonete Uai, no Campus de Palmas. A participação ocorreria na última segunda-feira, dia 22, mas por problemas técnicos, não foi possível realizá-la.

A cada dia, esse difusor de notícias tem se ampliado e conquistado público dentre os 7 campi da UFT.  O objetivo é transformá-lo em palco de interação sobre os mais variados temas que dizem respeito aos alunos da universidade e atuação dos Conselhos Deliberativos da UFT. O blog é seu! Você também pode tornar-se colaborador, escrevendo matérias sobre os mais diferentes assuntos!

Edital - Assembleia Geral de Fundação da Atlética Esbórnia de Direito UFT

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Assembléia ocorrerá da seguinte maneira: terá início às 21:00 no Anfiteatro sala 1, podendo ocorrer até três chamadas para que os estudantes de direito possam compor o quórum de pessoas para fundar a associação. As chamadas ocorrerão de dez em dez minutos sendo que a segunda chamada só ocorrerá caso, na primeira chamada não esteja presente todos os alunos do curso de direito, a terceira só ocorrerá caso na segunda não haja 2/3 dos estudantes do curso, caso não esteja presente 2/3 na terceira chamada poderá ocorrer a assembléia com o mínimo de 10 pessoas. O presidente  será anunciado pela cerimonialista, para compor a mesa ao final da ultima chamada, nessa hora será barrada a entrada de mais estudantes, para que não haja atraso na Assembléia.

Acompanhe o que será discutido pelo CONSUNI nesta sexta-feira - 26 de Março

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

Haverá duas reuniões do CONSUNI nessa sexta-feira: uma extraordinária, que aprovará o Relatório de Gestão da UFT para 2009 e uma ordinária, que tratará da redefinição das Comissões Técnicas do CONSUNI, alteração dos artigos da licença sabática dos professores. Haveria discussão inclusive, da normativa do Auxílio Transporte Individual e do Auxílio Transporte Terrestre aos acadêmicos, mas a PROEST fará a retirada de pauta para maiores implementações, logo no início da reunião.

Tanto a questão das Comissões Técnicas quanto da licença sabática, não nos foram enviado documentos, o que se forem pautas importantíssimas, o meu posicionamento será de rejeitá-las até que possamos discutir com você, essas alterações. Ainda, vou solicitar a abertura de uma pauta, logo no início da reunião ordinária do CONSUNI, para discussão da atual situação no setor CIMBA de Araguaína. O intuito é pressionar o Conselho a tomar ações mais efetivas junto às autoridades da cidade em prol de maior policiamento e iluminação no campus.

Convocação para a 18ª Reunião Extraordinária do CONSUNI - 26 de Março

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

 
O Reitor da Universidade Federal do Tocantins e Presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFT, Professor Alan Barbiero, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os membros integrantes deste Conselho para a 18ª reunião extraordinária a se realizar no dia 26 de março de 2010, sexta-feira, às 08h15, no Auditório da Reitoria - Bloco IV do Campus de Palmas -, que terá como pauta única a análise e votação do Relatório de Gestão da UFT - Exercício 2009.

Festa do Engenho - Campus de Gurupi UFT - 09 de Abril

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

Clique na imagem para ampliar

1ª Semana de Educação e Artes Digitais discute novas tecnologias em Palmas

quinta-feira, março 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

 A ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com o Instituto Vivo, promovem em Palmas (TO), de 5 a 9 de abril, a 1ª Semana de Educação e Artes Digitais. O evento irá reunir pesquisadores, artistas e educadores responsáveis por projetos inovadores desenvolvidos em todas as partes do país. A iniciativa tem como objetivo debater os novos limites da arte e da educação diante da revolução tecnológica digital e da sociedade em rede. O evento será realizado na Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia, das 19h às 22h, com entrada franca.


Só Falta o Nome da Festa - A Festa - Palmas - 26 de Março

quarta-feira, março 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Clique na imagem para ampliar

Ministério da Educação e reitores relatam experiências com o SiSU

quarta-feira, março 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Em reunião ocorrida na Sala de Atos do Ministério da Educação em Cultura (MEC), em Brasília, na tarde da última terça-feira (23), reitores de universidades federais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o próprio MEC, relataram suas experiências com o novo sistema.



Soares Neto, Haddad, Maria Paula e Barbiero (e p/ d) durante reunião no MEC

NOVAS PAUTAS! Convocação para a 58ª Reunião Ordinária do CONSUNI - 26 de Março

quarta-feira, março 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Reitor da Universidade Federal do Tocantins e Presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFT, Professor Alan Barbiero, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os membros integrantes deste Conselho para a 58ª reunião ordinária a se realizar no dia 26 de março de 2010, sexta-feira, às 08h30, no Auditório da Reitoria - Bloco IV do Campus de Palmas -, para a apreciação da seguinte pauta:


Articulações para Eleições de Diretores dos Campi da UFT estão avançadas

quarta-feira, março 24, 2010 Por Felipe Albuquerque


Apesar das eleições para Diretores dos 7 Campi da UFT ocorrerem apenas em meados de abril/maio de 2011, iniciaram-se há muito tempo as especulações e articulações de possíveis candidatos aos cargos. Em Palmas por exemplo, fala-se pelos corredores na possibilidade de haver pelo menos 4 candidatos à Direção - em 2007, foram apenas 2 concorrentes. O atual Diretor, prof. Dr. Aurélio Picanço, poderá candidatar-se novamente - é obrigatório ser professor com título de Doutorado.



Alunos do Campus de Araguaína UFT realizam mais manifestações nesta terça-feira

terça-feira, março 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

Em mais um dia de protestos, os acadêmicos da UFT em Araguaína realizaram na noite desta terça-feira, mais uma manifestação em exigência de melhores condições de segurança pública nas imediações do campus e investimentos em iluminação por parte do Poder Público Municipal. Já é o segundo dia seguido de protestos.

Os alunos, acompanhados pela Polícia Militar, em passeata iniciada no setor CIMBA da UFT, percorreram várias ruas da cidade até a Praça das Bandeiras. Entoando gritos de "Fora Valuar" - nome do Prefeito da cidade - os acadêmicos queimaram um boneco simbolizando o gestor. Sobre os últimos acontecimentos, ainda não houve uma resposta da Prefeitura.

Conhecendo a UFT: O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE

terça-feira, março 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

É fundamental conhecer o CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), o outro Conselho Superior da Universidade, de caráter independente ao CONSUNI. Nele, discute-se matérias de extrema importância à vida dos alunos e professores, como os temas relativos à questões didático-pedagógicas e científicas.  Temas discutidos lá podem até causar greve de categorias de universidades, como quase ocorreu com a Resolução que disciplinaria o Magistério Superior da universidade. De suas decisões, pode-se recorrer ao CONSUNI.

Precisamos estar sempre bem informados sobre o que ocorre nesse Conselho e participar de suas decisões, para evitar sermos pegos de surpresa com ações que nos prejudiquem como categoria, ou que sejam danosas à instituição. Nessa matéria conheça a estrutura do CONSEPE e das câmaras consultivas desse Conselho.

Alunos do Campus de Araguaína UFT realizam manifestações desde segunda-feira

terça-feira, março 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os alunos da UFT de Araguaína, desde esta segunda-feira, mobilizam-se em mais manifestações em busca de maior policiamento nas áreas circunvizinhas ao campus. Em Araguaína, o Campus é dividido em 3 setores (unidades), distantes entre si pela cidade: São João, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia e CIMBA. Os estudantes também exigem, da Prefeitura, iluminação nos arredores do campus.

Conforme declarações de acadêmicos no Twitter, uma mulher foi violentada nas proximidades da UFT - fato não inédito. Um outro usuário, publicou um vídeo da manifestação ocorrida nessa última segunda-feira. Confira-o aqui. Os problemas em Araguaína são frutos do descaso e da insensibilidade do Poder Público frente às demandas estudantis, visto que desde o ano passado, casos de violência foram noticiados incessantemente pela grande imprensa do estado - o que pouco ou nada foi resolvido, até então. As mobilizações continuarão nesta terça-feira.

Acesse o site do Processo Estatuinte da UFT e acompanhe as discussões!

terça-feira, março 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

Desde que foi implantada, em 2003, a UFT percorreu um longo caminho. Novos cursos foram criados, novos prédios foram construídos, e a comunidade acadêmica – professores, técnicos e alunos – aumentou. Medidas estas que foram sempre pautadas na necessidade de crescer, evoluir, se consolidar, e cumprir a responsabilidade de formar melhores cidadãos e profissionais, comprometidos com o desenvolvimento do Tocantins, da Amazônia e do país.


Quer Estagiar? Conheça o CIEE: Centro de Integração Empresa Escola

segunda-feira, março 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

O CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, tem o aluno como elemento principal, desenvolvendo diversas atividades de parcerias didáticas com as empresas, como por exemplo: estágios, definição do perfil do aluno que a empresa exige, visitas técnicas, micro-estágios, palestras, seminários e Encontro de Egressos.

O CIEE mantêm comportamento totalmente estratégico, visto que, com a colaboração integradora dos outros setores, somos os últimos a lidar com o aluno no âmbito escolar, lapidando seu comportamento e entregando-o ao mercado de trabalho e à sociedade. O CIEE oferece para todos os estudantes do ensino médio e universitários programas de estágios e ainda oferece um programa de desenvolvimento estudantil e o programa de iniciação ao trabalho.

Conhecendo a UFT: A Rádio Sentinela - Laboratório de Jornalismo

segunda-feira, março 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

O laboratório tem como finalidade atender o curso de Jornalismo, sob as disciplinas de: Introdução ao radio, onde os alunos têm o primeiro contato básico com as técnicas e formas de locução; Radio Jornalismo, em que há um aprofundamento maior e um trabalho pratico mais especifico (programa de radio) feito e inclusive transmitido na faculdade; e Projeto Experimental II, onde os alunos devem fazer um projeto que contemple uma das linguagens da Comunicação Social, e muita das vezes o programa de radio é escolhido como produto.



Semana Estadual da Água começa nesta segunda-feira, na UFT

segunda-feira, março 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Blitzen educativas, minicurso, exibição de filmes, palestras e debates sobre reuso da água, saneamento ambiental, qualidade da água, entre muitos outros temas, são algumas das diversas atividades da programação da I Semana Estadual da Água, que será comemorada de 22 a 27 de março em Palmas. A medida é em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março. A abertura oficial do evento será às 19h, da próxima segunda-feira (22) no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da UFT Palmas.


Inclua Pautas nas reuniões do CONSUNI ou Contacte-nos!

domingo, março 21, 2010 Por Felipe Albuquerque

Ufa! Acabei de implementar com sucesso um Formulário de Inclusão de Pautas às Reuniões do Conselho Universitário. Você aluno, também poderá utilizar essa funcionalidade para nos criticar, comentar, solicitar e sugerir. Para acessá-lo, procure pela última aba acima da imagem principal do blog, chamada Contato. No entanto, sugiro que os comentários das matérias sejam feitas nelas próprias, para incentivar os demais leitores a participarem da discussão.

Se você, seu curso ou campus estiverem passando por problemas diversos ou de alta complexidade e gravidade, chegou o momento de você entrar com uma pauta na reunião do CONSUNI. Utilize à vontade o formulário de contato e se possível, ligue-nos informando melhor a situação.

Blog terá participação ao vivo na Rádio da UFT nesta segunda-feira

domingo, março 21, 2010 Por Felipe Albuquerque

A partir das 9h30min desta segunda-feira, dia 22, o Blog da Representação Discente no Conselho Universitário terá participação especial no programa semanal de Rádio da UFT - ao vivo. Gostaria de convidá-los a acompanharem o programa, que é transmitido nos Blocos I e II e no ponto de coletivo em frente à lanchonete Uai, no Campus de Palmas.

A cada dia, esse difusor de notícias tem se ampliado e conquistado público dentre os 7 campi da UFT.  O objetivo é transformá-lo em palco de interação sobre os mais variados temas que dizem respeito aos alunos da universidade e atuação dos Conselhos Deliberativos da UFT. O blog é seu! Você também pode tornar-se colaborador, escrevendo matérias sobre os mais diferentes assuntos!

6ª EDIÇÃO: Calourada Ambiental - 16 de Abril - Palmas - Participe!

sábado, março 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Clique na imagem para ampliar

Blog agora tem a funcionalidade de Calendário e Eventos

sábado, março 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Clique nos itens para ver a descrição
Há algum tempo já tinha tentado, sem sucesso, implementar essa funcionalidade no blog. Descobri a ferramenta  Google Calendar (ou Google Agenda). De forma prática e rápida, você poderá acessar, na  primeira aba lateral superior do blog, os prazos do Calendário Acadêmico e os eventos  diversos da universidade (além de festas e calouradas).

Caso você saiba de algum congresso, etc, contribua conosco e envie-nos emails com o periodo de realização e a descrição do evento.

Alunos de Direito fundarão Associação Atlética Acadêmica no dia 25 de Março

sábado, março 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os acadêmicos do curso de Direito da UFT, realizarão no dia 25 de março, às 21h, no Campus Universitário de Palmas, a Assembleia de fundação da futura Associação Atlética Acadêmica Esbórnia (AAA DUFT). Veja o comunicado oficial aqui.

Engicina A Festa - 27 de Março - Palmas - Participe!

sábado, março 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Festa da Primeira Turma de Medicina + Segunda Turma de Engenharia Civil e Elétrica! Essa Festa vai bombar, participe!

UFT convoca candidatos para vagas remanescentes do ENEM 2010/1

sexta-feira, março 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

A UFT publicou, nesta sexta-feira (19), edital para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada - Sisu/Enem. Os convocados nesta sexta chamada são provenientes da lista de suplentes do Vestibular Regular 2010.1 da Universidade, já que todas as etapas de seleções do Sisu foram finalizadas na última terça-feira (16) e, de acordo com o item 4.1 do edital nº 3 do Ministério da Educação - MEC, de 9 de março de 2010, e com o item 5.2 do edital nº 087/2009 da UFT, de 17 de novembro de 2009,que determinam o preenchimento das vagas não ocupadas pelo Sisu por candidatos classificados no Processo Seletivo Interno Vestibular 2010.

CONFIRA AQUI A LISTA DOS CONVOCADOS NA SEXTA CHAMADA.

Conhecendo a UFT: As Coordenações de curso e os Colegiados

sexta-feira, março 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

É importante conhecer as funções das Coordenações e Colegiados de curso. Você perderá a conta de quantas vezes necessitará conversar com o seu Coordenador e Secretário ou precisará de uma definição do Colegiado quanto a um pedido seu ou em relação à sua vida acadêmica  Esse pleito pode ser uma quebra de pré-requisito, aproveitamento de disciplina, revisão de notas, apoio na realização de um evento, mudanças de horários, reingresso no curso devido um jubilamento e muitos outros temas.

Nessa matéria, você conhecerá as funções dos Coordenadores, como são eleitos, a composição do Colegiado e muito mais!  A maioria dos processos dos alunos iniciados via Portocolo do campus, sobem à apreciação do Coordenador - o qual possui a prerrogativa de deferí-los ou não.


Conheça o ComprasNet: Acompanhe e Fiscalize as Licitações da UFT

sexta-feira, março 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

Acompanhar o andamento das licitações da UFT e fiscalizar a aplicação do dinheiro público é um dos nossos direitos como cidadãos. É preciso ficar atento aos pregões eletrônicos e presenciais de laboratórios, equipamentos, blocos de salas de aula, livros, etc, para que ao menor dos problemas, possamos identificá-los e pressionarmos as nossas autoridades na busca de uma solução. Se não nos movermos, poderemos ter o clássico problema de atrasos de obras e demais itens indispensáveis para o nosso curso/instituição. O meu curso é um exemplo: desde 2007, o Laboratório de Redes nunca foi efetivado.

Ônibus gratuito transportará alunos de Palmas para Calourada de Porto Nacional

quinta-feira, março 18, 2010 Por Felipe Albuquerque

Olá galera! A Associação dos Acadêmicos da UFT no Campus de Porto Nacional disponibilizará um ônibus com saída das ARNOS para transportar os estudantes do Campus de Palmas  para a Calourada Cultural. A saída será da Galeria Bela Palmas ou da Ideal Tecidos, entre as 17h40min e 18h. O retorno será no sábado, às 11h. Ambas as viagens serão gratuitas. MAS reserve a vaga!

O carro é da empresa Ponte Alta. Informações no Campus de Palmas com Felipe Albuquerque (8453 0186.) Levem a sua barraca, colchão, porque o Campus de Porto vai ser dos estudantes. A Calourada vai começar as 19h e vai até as 06h da manhã.

I Workshop da Pós-Graduação da UFT - Aluno da Graduação, Participe!

quinta-feira, março 18, 2010 Por Felipe Albuquerque


A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ), está com inscrições abertas para o I Workshop de Pós-Graduação, que acontecerá de 13 a 15 de abril no Anfiteatro (Bloco D) - Campus de Palmas. As inscrições podem ser feitas de 17 de março a 02 de abril pelo site www.site.uft.edu.br/workshoppos.

O evento tem como público alvo alunos, professores e técnicos administrativos da pós-graduação da UFT. O Workshop vai contar com conferências, com palestrantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e ainda de outras Instituições de Ensino Superior (IFEs).

1ª Calourada Malice & Madness - Fantasy Party - 27 de Março

quinta-feira, março 18, 2010 Por Felipe Albuquerque

Clique na imagem para ampliar

Show - Essa é pra Tocar no Rádio - 19 de Março - Salão do Livro

quinta-feira, março 18, 2010 Por Felipe Albuquerque

O que aconteceria se o público assistisse a transmissão de um programa de rádio, ao estilo dos antigos programas de auditório do rádio brasileiro? Pois esta é a idéia que Marcelo Souza e Sabrina Fittipaldi põem em cena na primeira grande atração do Salão Jovem na primeira sexta, dia 19 de março, 21h00 às 22h00, no Salão do Livro 2010.

Totalmente inspirado no programa ESSA É PRÁ TOCAR NO RÁDIO que vai ao ar todos os sábados em Palmas, pela 96 FM, emissora da REDE SAT DE RÁDIO E TELEVISÃO, o show embaralha teatro, dança e música para uma tímida mas alegre homenagem ao rádio tocantinense, com grandes sucessos da MPB.

Conheça a Linha 12 JK/UFT - Transporte Coletivo - Palmas

quarta-feira, março 17, 2010 Por Felipe Albuquerque

Após criar uma matéria detalhada sobre o funcionamento, horário e trajeto da Linha 9,  anteriormente conhecida como BASA/UFT, é importante então discorrer sobre as outras duas linhas de Transporte Coletivo Urbano que atualmente circulam pelo Campus de Palmas: as linhas 10 e 12.

Nesta matéria, conheça mais à respeito da Linha 12, seus horários e trajeto. Em breve, disponibilizarei uma matéria completa sobre a Linha 10. Não se esqueça! Problemas com o transporte coletivo de Palmas? Denuncie/Reclame!!!

Vagas remanescentes do ENEM não constam na 5ª Chamada por decisão da Justiça Federal

quarta-feira, março 17, 2010 Por Felipe Albuquerque

Esclarecemos que no edital de convocação em 5ª. Chamada (Edital 27/2010.1) não constam as vagas remanescentes de chamadas do ENEM, conforme anteriormente divulgado,  em razão de decisão judicial proferida pela Justiça Federal no Estado do Tocantins, de modo que, até decisão em contrário, tais vagas continuarão submetidas ao processo de Seleção  Unificada  do MEC.

Edital de Convocação 5ª chamada - Vestibular 2010.1

Lista de Suplentes Complementação 2    FONTE: Site da UFT

Ministério da Educação diz que 7 mil vagas do SiSU sobraram

quarta-feira, março 17, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço nesta quarta-feira (17) em que mostra que cerca de 7 mil vagas - cerca de 15% do total de 47,9 mil - sobraram após a seleção feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) das vagas de instituições de ensino superior do país. De acordo com o órgão, a maioria dessas vagas é destinada a políticas de ações afirmativas ou para preenchimento no segundo semestre.