Calouros, sejam bem vindos à UFT!

domingo, janeiro 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

Chegou o tão esperado dia para efetivar a sua matrícula! Quanto tempo de espera, não é? Uma ansiedade que só você pode descrever. Sabemos que não foi assim tão fácil assim obter essa vitória. Mas saiba que você é um privilegiado dentre os demais que não tiveram o mesmo sucesso.

Independente dos seus sonhos e vontades há uma premissa que você terá que cumprir: estude bastante! Cuide de seu histórico universitário! Haverá pouco tempo para festas, jogos... Pode ser que você tenha tempo para um truco, de vez em quando, mas seja consciente de que você será responsável por sua formação. A possibilidade de dar-se bem no mercado de trabalho dependerá de suas atitudes.

A Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas - Orientações

sábado, janeiro 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

Conforme o Calendário Acadêmico 2010, entre os dias 05 a 26 de Julho (prorrogado para até 31 de Agosto, via ofício do Representante Discente), é o período estipulado pela PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação) para a Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas.

Este procedimento acadêmico é simples, podendo ser solicitado tanto por veteranos como por calouros (extravestibular, vestibular e ENEM) e costuma ser efetivado rapidamente, na maioria dos casos. No entanto, você poderá ter problemas, dificuldades ou demoras, de acordo com o seu curso e a disciplina que deseja aproveitar.

O objetivo dessa matéria é orientá-lo quanto ao procedimento e  seus possíveis entraves. Ao final, haverá algumas dicas para você ter mais chances de sucesso no seu pedido.

Portal do Aluno é fechado para o processamento das Pré-matrículas 2010/1

sexta-feira, janeiro 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da UFT iniciou neste dia 27 de janeiro, o processamento das pré-matrículas dos acadêmicos veteranos da instituição. Esse evento estava previsto no Calendário Acadêmico 2010 e foi noticiado aqui no blog. Deverá durar até hoje, 29.

Entretanto, ao acessar hoje o Portal do Aluno, percebemos que os serviços estão indisponíveis. E pelo visto, ficará inascessível além do período final de processamento dos dados. No local do menu inicial, encontra-se a imagem ao lado e um aviso: "Os serviços estarão disponíveis a partir do dia 04/02/10." Espera-se que após esse dia, o Comprovante de Matrícula esteja disponível para download.

MEC regulamenta sistema que dará vagas em universidades e institutos federais

quarta-feira, janeiro 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

O MEC (Ministério da Educação) regulamentou o Sisu (Sistema Unificado de Seleção Unificada) em portaria divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27). O sistema vai selecionar estudantes para as universidades e institutos federais que aderiram ao uso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 como vestibular.

A primeira etapa de seleção será feita pelo site sisu.mec.gov.br, a partir das 6h desta sexta-feira (29) até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF), segundo adiantou reportagem da Folha de S.Paulo. O resultado desta etapa será divulgado em 5 de fevereiro.

Acompanhe as construções em andamento no Campus de Palmas

terça-feira, janeiro 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

Olá galera! Visitei ontem pela manhã, parte das construções em andamento no campus universitário de Palmas: o bloco das Salas de Professores, a Biblioteca Central, as duas novas cantinas, além da nova construção de 2 blocos padrão de salas de aula e o finalizado bloco da COPESE. Tirei algumas fotos para acompanharmos melhor o estado das obras e certamente, fiscalizá-las.

Surpreendeu-me a nova construção dos 2 blocos, pois não ouvi falar deles nas reuniões do Conselho Diretor do Campus que participei. Mas... como são mais salas de aulas, para normalizarem o asfixiamento de cursos que há no campus, são bem vindas! Em todas as fotos, você pode clicá-las e vê-las com detalhes.

UFT divulga cronograma de Colações de Grau 2010/1

domingo, janeiro 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

A UFT divulgou o cronograma de Colações de Grau 2010/1 para todos os campi e cursos (com excessão dos cursos novos), na última semana. Os documentos foram enviados ao Centro Acadêmico de Ciência da Computação, o qual sou um dos colaboradores Baixe-aos aqui: parte 1, parte 2 .

Na planilha, além das datas das solenidades, é possível inclusive, entrar em contato com os organizadores das colações. As colações em gabinete também são informadas. Em Palmas, as solenidades geralmente ocorrem no Auditório do CUICA, mas há cursos que preferem realizá-la em outros espaços da cidade. Parabéns a todos os formandos! E você leitor? Já estás próximo de colar grau?

Matrícula dos calouros pelo Vestibular começa dia 1º de fevereiro

sábado, janeiro 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa que as matrículas, em primeira chamada, para os calouros ingressantes no 1º semestre de 2010, serão realizadas no período de 1º a 04 de fevereiro. Ainda, segundo a Prograd, no ato da matrícula, os candidatos aprovados no vestibular deverão apresentar na Secretaria Acadêmica do respectivo campus, que oferece o curso pleiteado, os documentos conforme edital que pode ser acessado aqui.

Confira abaixo os locais e horários de atendimento:

Candidatos à vaga pelo Enem terão prazo de escolha

sábado, janeiro 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os candidatos a uma vaga em universidades federais que adotaram o Enem como sistema único de seleção terão seis dias para fazer a primeira opção de curso e instituição.O sistema poderá ser acessado da próxima sexta (29) a 3 de fevereiro, estima o Ministério da Educação. A data inicial depende de o Inep (responsável pelo Enem) entregar as notas ao MEC até dia 28, quinta.

A poucos dias da divulgação, não foi explicado ainda aos estudantes como usar o sistema, o que tem causado ansiedade. Mas o MEC diz que há tempo para entender o funcionamento.

MEC pode adiantar os resultados do Enem para a próxima semana

sexta-feira, janeiro 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Pode sair já na próxima semana o resultado das provas do Enem. O MEC (Ministério da Educação) afirmou nesta sexta-feira (22) que deve antecipar o resultado do exame, inicialmente previsto para o dia 5 de fevereiro.

O exame, que seria aplicado em outubro, teve que ser adiado para os dias 5 e 6 de dezembro do ano passado, após vazamento dos cadernos de prova.

A Confirmação e Ajuste de Matrículas - Orientações e Dicas

terça-feira, janeiro 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

A UFT possui várias modalidades de matrículas. Essa diversidade de procedimentos, às vezes confunde os alunos, principalmente aqueles em transição ao segundo período da graduação. Com essa matéria, busco orientar a nossa classe estudantil quanto ao procedimento de Confirmação e Ajuste de Matrículas. Ao final, disponibilizei um modelo de Procuração Simples caso você não possa comparecer à UFT para ajustar a sua matrícula.

Para você calouro, o período de matrículas nos cursos será entre os dias 1 a 4 de fevereiro de 2010. Contudo,  fique à vontade para ler a matéria por completo, pois a partir do seu próximo semestre letivo, será necessário matricular-se novamente - agora, nas disciplinas.

Confira se o seu Horário de Aulas 2010/1 já foi postado no Blog!

segunda-feira, janeiro 18, 2010 Por Felipe Albuquerque

O blog está meio parado, devido o recesso acadêmico.  Muitos alunos entraram em contato, solicitando os arquivos de horários de aula dos cursos da UFT para o semestre 2010/1. Está difícil obter as planilhas, devido o período de férias mencionado em uma das matérias deste blog.  Mas não se preocupem: à medida que as Coordenações enviarem-me os documentos, os postarei na área lateral direita.

Vale ressaltar que as Coordenações de curso são independentes entre si e algumas delas poderão negar a publicação do Horário; ou então, não retornarem contato. Entretanto, acredito que até o final do período de matrícula dos calouros, estarão publicados no blog, os horários de cerca de 70% dos cursos de graduação da UFT. Você tem algum pedido de horário em específico? Comente está matéria informando-me! Caso você tenha planilhas ainda não disponíveis no blog, contribua ajudando a complementar a seção.

Páginas da UFT na Internet terão conexão segura

quinta-feira, janeiro 14, 2010 Por Felipe Albuquerque

A partir da próxima segunda-feira (18), as páginas da Universidade Federal do Tocantins na rede mundial de computadores (Internet) passarão a contar com conexões seguras (HTTPS). A informação é da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

De acordo com a DTI, a mudança promoverá maior segurança aos usuários dos sites Portal do Aluno, Portal do Professor, Intranet e SLU. A DTI alerta que, por causa do novo protocolo de segurança, o navegador poderá vir a exibir alertas como os listados abaixo:

DTI/UFT informa interrupção dos serviços neste sábado (16)

quarta-feira, janeiro 13, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFT, informou na tarde desta terça-feira (12) que no próximo sábado (16) os serviços de TI (sites, SIE e email) ficarão indisponíveis das 14h às 21h para manutenção.

A DTI informa ainda que os serviços poderão ser restabelecidos antes do horário previsto.


FONTE: Site da UFT 

UFT abre 41 vagas para Auxiliar de Ensino, Professor Assistente e Adjunto

terça-feira, janeiro 12, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Comissão Permanente de Seleção (Copese), divulgou edital de concurso público para o provimento de 41 vagas distribuídas entre os cargos de Auxiliar de Ensino, Professor Assistente e Professor Adjunto.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no período compreendido entre às 10 horas do dia 14 de janeiro e às 22 horas do dia 28 de janeiro de 2010, observado o horário de Palmas – TO. A taxa de inscrição é de R$ 120,00. O edital com todas as informações pode ser acessado aqui. FONTE: Site da UFT

UFT lança edital para Construção de Complexos Laboratoriais do REUNI

sexta-feira, janeiro 08, 2010 Por Felipe Albuquerque

Você que ingressou na UFT há algum tempo, percebeu o avançado crescimento da instituição de ensino, em seus 7 campi. Nessa quinta-feira, a UFT lançou editais de licitação de três novos Complexos Laboratoriais nos campi de Palmas, Araguaína. e Gurupi - os campi com cursos do REUNI. É possível baixar os arquivos detalhados das obras no site da universidade.

Ao todo serão 9 novos blocos: 6 em Palmas, 1 em Araguaína., 2 em Gurupi.  Orçadas em mais de 10 Milhões de Reais, as obras, de modelo inédito na UFT, deverão manter o estilo arquitetônico atual das construções recentes. Esses recursos são datados do orçamento de 2009, provenientes em sua maioria, de verbas dos cursos do REUNI. Em tese, a maior parte do espaço físico dos blocos novos serão ocupados por esses cursos.

UFT abre processo de seleção do III Curso de Libras

quinta-feira, janeiro 07, 2010 Por Felipe Albuquerque

Acaba de ser divulgado por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários –PROEX, da Universidade Federal do Tocantins, o edital para o processo seletivo do III Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS EM Palmas para o ano de 2010. É importante lembrar que o curso acontece no campus de Palmas e Miracema.

As inscrições podem ser feitas no período de 11 de janeiro a 17 de fevereiro de 2010, por meio do endereço eletrônico www.uft.edu.br. A homologação das inscrições está prevista para o dia 18 de fevereiro. Ao todo serão ofertadas 30 vagas a comunidade em geral, sendo que do total, 10 são para os parentes próximos de pessoa surdas.

Atendimento das Coordenações de cursos é prejudicado durante o recesso

quinta-feira, janeiro 07, 2010 Por Felipe Albuquerque

Sol, praia, água de coco... ótimos elementos para curtir um prazeroso período de férias. E a maioria da congregação da nossa universidade, encontra-se nesse bom período de recesso. Nós alunos, de igual forma. É importante descansar, recuperar as energias, preparando-se para um próximo semestre letivo tumultuado e corrido - como você leitor, bem o sabe!

Entretanto, você poderá ter fortes "dores de cabeça", caso necessite de atendimento público de alguns setores da UFT, nesse período de recesso que deverá estender-se por todo o mês de Janeiro. Procura-se Coordenações de curso em funcionamento! É o que mais percebi essa semana, ao visitar o campus de Palmas: diversas Coordenações trancadas, sem funcionários ou Coordenadores presentes. Nos demais campi, podem haver ocorrências semelhantes.

Veteranos questionam dados no Portal do Aluno referentes à matrícula 2010/1

quarta-feira, janeiro 06, 2010 Por Felipe Albuquerque

Aê pessoal, aproveitando bem as férias? Nos últimos dias, vários alunos preocuparam-se ao acessar o Portal do Aluno e me questionaram quanto à realização de sua Pré-matrícula e as informações constantes no sistema. Segundo eles, há informações incompletas e/ou equivocadas no Portal relativas às opções do Histórico, Horário de Aula e Comprovante de Matrícula. E você leitor? Achou algo semelhante?

O objetivo desta matéria é esclarecê-los desse aparente "problema" e discorrer sobre outros assuntos como a Confirmação e Ajuste de Matrículas. Ao nosso calouro 2010/1, vale esclarecer que a Pré-matrícula é um procedimento realizado pelo aluno veterano, de reserva de vagas das disciplinas que serão cursadas a cada semestre letivo. A matrícula de vocês será em outro momento: 1 a 4 de Fevereiro de 2010.

A Solicitação de Revisão de Notas - Orientações e Particularidades

segunda-feira, janeiro 04, 2010 Por Felipe Albuquerque

O tema de hoje é importantíssimo para nós alunos. Segundo o Calendário Acadêmico 2010, entre os dias 19 de Julho a 21 de Agosto, inicia-se o período de Solicitação de Revisão de Notas relativas ao semestre 2010/1. Essa matéria tem por objetivo orientá-los quanto a esse processo, que é direito nosso, embora por muitos desconhecido, outros, por um certo temor, não o solicitam.

Relatarei os procedimentos que o aluno deverá tomar na busca da revisão de uma avaliação, citando algumas dicas e experiências pessoais que tive quando estive na presidência de um Centro Acadêmico da UFT. Apesar de ser uma matéria extensa, lembro que é importante que seja lida por completo, inclusive por você caro calouro, para conhecer a fundo um de seus direitos e usá-lo com sensatez. Lembre-se: um dia, você poderá recorrer a esse procedimento.

Uma análise das perspectivas para UFT em 2010

sexta-feira, janeiro 01, 2010 Por Felipe Albuquerque

Agora que 2009 ficou para trás, nada melhor que começar um novo ano com um artigo analisando as perspectivas para a UFT em 2010. Se pudermos resumir o tema principal da universidade nesse período, uma só palavra bastava: Eleições. Será um ano político, repleto de períodos eleitorais, que poderão influenciar positivamente ou negativamente a instituição, de acordo com as escolhas que nós, alunos, juntamente com as outras categorias da universidade (alunos e funcionários), tomarmos daqui em diante.

Nesse artigo tratarei das eleições para as Direções de campi, na possibilidade de novo pleito eleitoral para a Reitoria. Tratarei à respeito da escolha de delegados para a Assembleia Estatuinte. Será ano eleitoral também para a União Estadual dos Estudantes (UEE-TO) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), bem como a todos os Centros Acadêmicos da universidade (CA´s), que elegerão novas Diretorias em 2010.