Vestibular da UFT agora é semestral

quinta-feira, agosto 20, 2009 Por Felipe Albuquerque

O edital do Vestibular 2010 da UFT foi publicado nesta quinta-feira (20) e conta com uma novidade: a partir desta edição, a Universidade terá dois processos seletivos ao ano, separando as vagas do primeiro e do segundo semestre.
De 4 de setembro a 5 de outubro de 2009, os candidatos aos cursos de graduação da UFT poderão se inscrever para uma das 1580 vagas oferecidas para o primeiro semestre de 2010. São 1104 vagas para o sistema universal, 84 destinadas ao sistema de cota para a etnia indígena e 392 para quem optar por utilizar a nota do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

PROEST altera datas do Programa Bolsa Permanência

segunda-feira, agosto 17, 2009 Por Felipe Albuquerque

A UFT, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST), em 13 de Agosto emitiu comunicado mudando as datas pertinentes ao Programa Bolsa Permanência. Segue abaixo as datas modificadas:

Divulgação dos alunos classificados para apresentação dos documentos: 24 de Agosto;

Prazo de entrega da documentação comprobatória para os alunos classificados: 24 a 28 de Agosto;

Divulgação da relação dos candidatos selecionados: 4 de Setembro;

Cursos Novos - Qual o melhor? Fundar um DA ou dois CA´s?

domingo, agosto 16, 2009 Por Felipe Albuquerque


Na sexta-feira, procurado por alguns alunos, conversei sobre a questão do DA (Diretório Acadêmico) representante de um grupo de dois cursos afins pelo REUNI. Confesso que fiquei surpreso com a ideia da fundação do DA, já que um outro grupo de cursos do REUNI estão fundado CA´s.

O DA pode ser visto tanto como uma junção da representação estudantil de um grupo de cursos afins (como por exemplo Nutrição/Enfermagem), ou a representação de um Centro ou Departamento universitário - ou como é mais conhecido na UFT, como a agremiação representativa de um campus (na UFT existem apenas dois DA´s, o DA de Araguaína e o DA de Porto Nacional).

Inscrições de chapas do DCE/UFT começam dia 20 de Agosto

sábado, agosto 15, 2009 Por Felipe Albuquerque

O período de inscrições de chapas à Diretoria do DCE/UFT começa no dia 20 de Agosto, quinta-feira, devendo estender-se até o dia 28 do mesmo mês. 
 
Para o momento da inscrição, as chapas deverão estar completas, com a indicação dos estudantes a comporem os 12 cargos da entidade, anexados com o comprovante de matrícula e a declaração da Secretaria Acadêmica de que não se formarão em menos de 1 ano útil.

Bolsa Permanência: inscrição de projetos e alunos só até sexta

terça-feira, agosto 11, 2009 Por Felipe Albuquerque

As inscrições de alunos para o Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Tocantins, o Bolsa Permanência, seguem até as 17h desta sexta-feira (14). O objetivo do programa é garantir a permanência e o aperfeiçoamento de alunos de baixa renda na UFT. Ao todo, a Universidade disponibiliza 537 vagas. A inscrição é realizada, exclusivamente, por meio do Portal do Aluno, no endereço www.aluno.uft.edu.br.

O benefício conta com duas modalidades: a Bolsa Permanência de Desenvolvimento Acadêmico – onde o estudante ingressará em projetos elaborados por docentes, que demandem atividades relacionadas com o Ensino da Graduação, Desenvolvimento Científico, Técnico, de Extensão ou atividades culturais. A outra modalidade é a Bolsa Permanência de Desenvolvimento Institucional – nesta, os acadêmicos poderão contribuir com a Universidade tanto na parte administrativa, quanto em outras atividades de desenvolvimento existentes na UFT.

ORIENTAÇÕES - Como fundar o Centro Acadêmico de seu curso

domingo, agosto 09, 2009 Por Felipe Albuquerque

Olá calouros dos novos cursos da UFT! Vocês receberam no início do período de matrículas, um folder de boas-vindas com informes sobre a fundação de um Centro Acadêmico. Essa entidade é de extrema importância para o crescimento do curso e da universidade, além de ser o espaço em que vocês terão autonomia de exigir e lutar pelos nossos direitos estudantis.

Ao fundar o CA, a UFT reconhecerá a legitimidade da representação estudantil do curso e vocês terão a possibilidade de participar das reuniões de vários conselhos importantes, como o Colegiado de curso (órgão de base) e o Conselho Diretor do campus (órgão intermediário) e Conselho Universitário (orgão superior). São nesses locais que são discutidos assuntos pertinentes aos estudantes, ao curso e ao fator financeiro da UFT. É preciso estarmos lá, com voz ativa, buscando as melhorias que o curso tanto necessita, que ao final propiciará um curso mais forte e com maior qualidade de formação profissional.

SOCS responde questionamento sobre composição estudantil no CONSEPE

sexta-feira, agosto 07, 2009 Por Felipe Albuquerque

Em Junho entrei com um questionamento na Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOCS), quanto à composição da representação estudantil no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Questionei que o número de vagas estudantis deveria ser aumentado, devido a criação de novos cursos. Você pode acompanhar aqui o histórico do pedido.

Ao que podemos ver, não houve uma resposta favorável ao pedido, contudo, a resposta da SOCS foi-me convincente. O que me deixa triste, é que APENAS 3 das 11 vagas estudantis do CONSEPE estão sendo ocupadas. Isso é um absurdo e nos mostra simplesmente o que já sabemos: que o Movimento Estudantil da universidade (sem generalizar) está adoecido e fraco.

ORIENTAÇÕES - Criação de Carteira de Usuário da Biblioteca

sexta-feira, agosto 07, 2009 Por Felipe Albuquerque


Você pode fazer seu cadastro na Biblioteca do campus a qualquer momento do seu expediente. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- Comprovante de matrícula atualizado;
- Comprovante de residência;
- RG;
- Foto 3x4 recente; 

ORIENTAÇÕES - Localização das Salas de Aula - 2009/2

terça-feira, agosto 04, 2009 Por Felipe Albuquerque

Olá calouros! Animados para o início das aulas? Surgiram muitas dúvidas sobre qual dia começarão as aulas, o que pude perceber na comunidade da UFT no Orkut. Contudo, sigam sempre o Calendário Acadêmico 2009 da universidade, pois ele é o documento que tem a palavra oficial sobre a programação universitária, visto que ele é debatido e aprovado pelo CONSUNI.

Muitos dos Horários de Aulas enviados pelas Coordenações de cursos e disponíveis no blog já demostram a localização das salas que serão ministradas as disciplinas. São estes os cursos em que os horários de aulas informam sobre as salas: Administração, Arquitetura, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito e Comunicação Social.

Centro de Idiomas prorroga inscrições até 07 de agosto

sábado, agosto 01, 2009 Por Felipe Albuquerque

As inscrições para os cursos oferecidos pelo Centro de Idiomas da Universidade Federal do Tocantins, previstas para encerrar no próximo dia 31, foram prorrogadas até o dia 07 de agosto. Os interessados poderão se inscrever em Português, Francês, Inglês (Básico I e II) e Espanhol, além dos novos cursos: Alemão, Japonês e Inglês Instrumental.