PROEST disponibiliza novamente Disque-denúncia contra o TROTE

sexta-feira, julho 31, 2009 Por Felipe Albuquerque


 Você não detesta aquelas situações na vida em que um grande momento seu é estragado por causa dos outros? Pois quem sofre um trote violento passa exatamente por isso.

 
Aqui, a entrada na universidade é vista da maneira que deve ser: uma conquista. Por isso, vamos fazer com que este primeiro passo rumo a um futuro de realizações seja também um dos melhores.


UFT lança Sistema de Avaliação e Seleção da Bolsa Permanência

terça-feira, julho 28, 2009 Por Felipe Albuquerque

A UFT lançou hoje o site do SASBPE - Sistema de Avaliação e Seleção da Bolsa Permanência. O Programa de Bolsa Permanência é vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a PROEST. Acesse o aqui.


Na página inicial, os acadêmicos podem baixar o Edital do programa, além de terem acesso à informações básicas de utilização do sistema.

Acompanhe as construções da Biblioteca Central e do Anfiteatro

segunda-feira, julho 27, 2009 Por Felipe Albuquerque

Visitei hoje parte das construções em andamento no campus de Palmas: o bloco do Anfiteatro e a Biblioteca Central. Tirei algumas fotos para acompanharmos melhor o estado das obras e fiscalizá-las. Vale lembrar que nesse anfiteatro abrigará as salas dos cursos novos (mais espaçosas, com capacidade para cerca de 100 alunos). Veja a matéria oficial da UFT aqui.

Os recursos para o Anfiteatro vieram da adesão da universidade ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação das Universidades Federais, o conhecido REUNI. É através dele que os 14 novos cursos da UFT estão sendo financiados, o que não necessariamente, impede a universidade de utilizar o espaço construído através dessa verba em benefício dos demais cursos existentes (como foi o caso dos blocos construídos com recursos do convênio UFT-Ministérios Educação e Saúde, para o curso de Medicina).

Surgem dúvidas sobre o valor do Orçamento do Campus de Palmas para 2009/2011

sexta-feira, julho 24, 2009 Por Felipe Albuquerque

Na época de discussão do orçamento para investimento no campus de Palmas para 2009/2011, ocorrida em outubro do ano passado, em vários momentos foi informado aos membros do Conselho Diretor (CONDIC) (inclusive pela Reitoria) que o campus receberia R$ 8 milhões a serem utilizados em investimentos nos cursos *antigos e em melhorias nas estruturas físicas. Isso mesmo, apenas esse montante a ser empenhado no triênio.

O **Conselho Diretor, responsável pelo planejamento orçamentário do campus, fatiou esse valor entre construção de laboratórios para os cursos, salas de professores, reformas nos blocos e R$ 400 mil do orçamento, direcionado para o início da construção do Ginásio Poliesportivo, uma luta antiga dos estudantes de Palmas.

Informações sobre o Comprovante de Matrícula e a Carteira do Transporte Coletivo

sexta-feira, julho 24, 2009 Por Felipe Albuquerque

Ao efetuar a sua matrícula, o servidor técnico-administrativo que lhe prestou atendimento, informou-lhe que só a apartir do dia 05 de Agosto (quarta-feira), você teria acesso ao Comprovante de Matrícula. Você poderá buscá-lo a partir desse dia, na Secretaria Acadêmica localizada no Bloco BALA.

Se você utilizar o transporte coletivo de Palmas para chegar à universidade, deverá adquirir a Carteira de Estudante do SETURB, que lhe dará a possibilidade de pagar meia-passagem no transporte coletivo. Caso você more nas quadras onde passa a Linha 9 UFT, que é gratuita aos seus usuários, você não necessitará adquirir a carteirinha, já que não é preciso apresentar qualquer documento para utilizar a linha. Mas poderá obtê-la normalmente caso deseje utilizar as linhas de transporte pagas da cidade.

UFT divulga edital de 2ª Chamada do Vestibular 2009/2

segunda-feira, julho 20, 2009 Por Felipe Albuquerque

A COPESE divulgou hoje o edital de segunda chamada do Vestibular 2009/2 da UFT. Houve novos classificados em todos os cursos da instituição. Baixe aqui ou na seção de downloads do Blog, o edital completo.

Houve um volume muito grande de desistências, principalmente em 3 dos 7 campi da UFT. Em Gurupi, foram chamados mais 39 estudantes (4 cursos); 63 em Araguaína (cerca de 9 cursos) e 163 em Palmas (17 cursos). O curso que apresentou a maior desistência foi o de Engenharia Civil, com 17 novos chamados, seguidos por Zootecnia de Araguaína, com 15 novos chamados.

CONSUNI aprovará em breve Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas

sábado, julho 18, 2009 Por Felipe Albuquerque

Em Dezembro do ano passado, o Conselho Universitário iniciou a discussão sobre o Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas da UFT. A normativa visa unificar a gerência desse setor (e particularidades) que é tão importante para o funcionamento da universidade.

Você pode baixar a proposta de Regimento aqui e acompanhar as intervenções que fiz no texto. Aguardo seus comentários! A proposta voltará ao CONSUNI nas próximas reuniões, mas a Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores não informou uma data em específico, apesar de solicitar à duas reuniões que o assunto volte a ser discutido.

Docentes discutem possível greve contra o fim da Dedicação Exclusiva

sábado, julho 18, 2009 Por Felipe Albuquerque

Matéria datata do dia 30 de Maio de 2009, no site do SESDUFT.


"Aconteceu ontem o dia de mobilização dos docentes da UFT contra a proposta do governo de fim da Dedicação Exclusiva e, por conseguinte, da reestruturação da carreira docente. Houve esclarecimento da comunidade acadêmica e, principalmante, dos docentes quanto a esta proposta.

Participe da luta em prol dos Labins de Uso Geral do campus de Palmas

sexta-feira, julho 17, 2009 Por Felipe Albuquerque

Saudações a todos os leitores do blog! A próxima reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) será no dia 19 de Agosto, por isso a calmaria do blog no que tange às notícias sobre o CONSUNI.

Quero conversar com todos sobre uma luta importante do Movimento Estudantil da UFT (de todos nós alunos) pela busca de melhorias nos Laboratórios de Uso Geral do campus de Palmas. Esses laboratórios, os acadêmicos podem realizar pesquisa, trabalhos, acesso à internet e aos serviços de pré-matrícula, dentre outras utilidades.

Calouros: acessem já a Área de Assistência Estudantil

quinta-feira, julho 16, 2009 Por Felipe Albuquerque

Ae calourada! Agora que vocês já fizeram a matrícula, sugiro-lhes o acesso a um link do Centro Acadêmico de Ciência da Computação da UFT que será importante para a sua vida acadêmica na UFT, principalmente aos alunos que não moravam em Palmas.

Nele você poderá se informar sobre como criar sua carteira de usuário da biblioteca; ter acesso ao mapa de Palmas; linha gratuita de coletivo da UFT; casa do estudante de Palmas; restaurante universitário, etc! Clique aqui e fique mais informado. Dúvidas? Entre em contato comigo no email: albuquerque@uft.edu.br


Centro de Idiomas terá alemão, japonês e inglês instrumental

quinta-feira, julho 16, 2009 Por Felipe Albuquerque


Que tal aprender japonês, alemão ou inglês instrumental? A possibilidade de aprendizado das três línguas agora é possível no Centro de Idiomas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que já oferta Português, Francês, Inglês (básico I e II) e Espanhol. As inscrições para as turmas do segundo semestre serão abertas do próximo dia 15 até 31 de julho.

Curso de Inglês Instrumental da UFT oferece vagas gratuitas

segunda-feira, julho 13, 2009 Por Felipe Albuquerque

Que tal melhorar a sua compreensão de publicações diversas em inglês e, por conseguinte, aprimorar seu conhecimento teórico na área e se preparar para prova de proficiência em língua inglesa? Se para você parece interessante fique atento, pois é esse o objetivo do Projeto de Extensão Inglês Instrumental.

O curso irá trabalhar técnicas de leitura, conhecimento estrutural básico da língua, leitura e produção de textos escritos em inglês. São apenas 20 vagas, aberta a toda comunidade acadêmica da Universidade Federal do Tocantins.

Calouros 2009/2: Baixem os Arquivos no Blog!

segunda-feira, julho 13, 2009 Por Felipe Albuquerque

Olá acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins! Sejam bem vindos! Conforme contato que tive com vocês nestes dias de matrícula, vocês poderão baixar neste Blog o Horário de Aulas do seu curso, além de outros documentos fundamentais para a nossa vida acadêmica, na seção "Documentos Institucionais." Os cursos que ainda não postei o horário, o farei o mais rápido possível!

Não se esqueçam de baixar o Calendário Acadêmico 2009 e o Guia Acadêmico da UFT, ok?